segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como nasce uma estrela...

Ao contrário do que você pode estar pensando, não se trata de uma atriz ficando famosa, mas de uma estrela mesmo!




As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela comece a se contrair. Quando um gás se contrai, ele esquenta (note, por exemplo, que ao encher um pneu de bicicleta, a bomba fica quente porque o ar foi comprimido). Por isso a temperatura desses gases vai aumentando. A temperatura final vai depender do tamanho dessa região mais densa. Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), isso libera muita energia: nasce uma estrela! Caso contrário, se não há massa suficiente, após a contração o objeto começa a se esfriar, é o que chamamos de Anãs MarronsEsse tipo de astro produz muito pouca energia, são mais parecidos com planetas como Júpiter do que com as estrelas. A massa mínima para acender as reações nucleares e formar uma estrela é de 50 vezes a massa de Júpiter.
Há pessoas que preferem viver a vida toda se escondendo dos problemas, ou talvez, apenas adiando-os. Preferem passar o tempo todo sustentando um discurso de que está tudo bem, para encobrir o medo que sentem de descobrir o novo. Na verdade, estas pessoas que se dizem crentes no destino, esperam que a própria vida se encarregue de suas decisões. Não se sentem donas do seu destino, capazes de lutar por aquilo que realmente anseiam, muito menos de serem importantes na vida de alguém. Descrentes de que jamais influenciaram, preferem passar desapercebidas. Eu conheço muita gente assim!
Por que falar de estrelas? Infelizmente, na vida ou se é estrela ou se é mero objeto ocupando o espaço, vagando na imensidão do céu, sem saber onde quer chegar. Acredito eu, que todos nós somos estrelas, nascemos estrelas e só aos poucos esquecemos o brilho que temos. Vamos perdendo-o ao poucos...cada vez que desacreditamos em nós, cada vez que nos entregamos ao medo.
Ser estrela não tem nada a ver em ser melhor que alguém, mas tem a ver com acreditar em si mesmo e perceber esse brilho que existe lá no fundo do nosso ser e que ninguém pode arrancar da gente.
Ser estrela é se sentir especial, mesmo quando os outros nos desdenham. É contagiar as pessoas ao nosso redor com a nossa alegria e força de vontade. É fazer da nossa história um motivo para que as pessoas também acreditem ser estrelas.
Para que enfim, um dia quando não estivermos mais aqui, não sejamos considerados apenas atores de uma breve passagem, como um cometa rapidamente em direção a sua queda.
Diferente somos nós, estrelas. Temos tudo e todo o tempo do mundo para brilhar na eternidade, basta fazermos alguma coisa notável.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...